"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Musaranho-de-dentes-brancos-grande

Na saída de campo realizada em 25 de janeiro tivemos a sorte de encontrar um animal que é dificilmente avistado: um musaranho.Os elementos do clube logo pensaram tratar-se de um rato. Como estava morto puderam observar a sua dentição e concluiram que afinal não se tratava de um rato porque a dentição não era de um roedor mas de um insetívoro. A observação da dentição foi, aliás, importante na identificação da espécie.

Os musaranhos são pequenos mamíferos insetívoros muito ativos. Apesar de pequenos são capazes de atacar, matar e devorar animais que têm o dobro do seu tamanho. Comem o equivalente ao seu peso de três em três horas. Algumas espécies praticamente não dormem para não deixar de se alimentar. Por causa do metabolismo acelerado, muito tempo sem comida pode significar a morte. O seu coração bate 1200 vezes por minuto, quase doze vezes mais rápido que o do ser humano. Ao nascer, pelado e de olhos fechados, o musaranho é menor que uma abelha e pesa pouco mais de dois gramas. Vive, em média, de um a dois anos. Quando é atacado por um inimigo, solta um odor desagradável. Seus principais predadores são os gaviões e as corujas. Os musaranhos têm visão reduzida mas excelente olfato.

Musaranho encontrado morto no percurso da trilha.

Pesquisa de informações sobre a espécie.
Registo das conclusões num caderno de campo.
Observa de seguida um breve vídeo sobre a espécie:



Bilhete de identidade do musaranho-de-dentes-brancos-grande:

Nome científico: Crocidura russula

Filo: cordados

Classe: mamíferos

Comprimento: 5,1 - 8,6 cm (sem a cauda)

Habitat: ocupa uma grande variedade de ambientes: pastagens, zonas cultivadas, explorações de sobreiros e azinheiras, pinhais, jardins, etc.

Dimorfismo sexual: não há diferenças significativas entre macho e fêmea;

Alimentação: pequenos invertebrados (insetos, aracnídeos e minhocas);

Distribuição: Europa e norte de África.

Sem comentários: