"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Saídas de campo nos meses de janeiro e fevereiro

Ao longo dos meses de inverno os elementos do clube têm tido a oportunidade de tomar contacto com a região abrangida pela Trilha da Serra de Canelas. As atenções têm-se centrado no estudo das aves, uma vez que nesta época do ano numerosos vertebrados encontram-se em hibernação. No entanto há sempre tantas coisas inesperadas que vão surgindo e captando o nosso interesse...

Observação e registo fotográfico de uma lesma, molusco gastrópode que se distingue dos restantes, nomeadamente dos caracóis. pelo facto de não ter concha. Podes ver um interessante vídeo sobre as lesmas aqui

Pena de pombo-torcaz (Columba palumbus) provavelmente morto por uma ave de rapina (um grande número de penas foram encontradas por baixo de uma árvore que pode ter servido de lugar onde o pombo foi comido).
Pesquisa de um caminho junto à ribeira-de-canelas.
Observação de cogumelos encontrados na manta morta de um bosque.
Recolha de folhas de acácia-austrália (Acacia melanoxylon). As folhas desta árvore são compostas durante os primeiros anos de desenvolvimento. Posteriormente vão desaparecendo e sendo substituídas por filódios que se desenvolvem a partir do seu pecíolo. Na imagem vê-se a fase transitória em que se começam a formar estes filódios.
Os filódios vão substituindo as folhas à medida que estas árvores crescem.

Observação de uma antiga toca de texugo (Meles meles).

Sem comentários: